quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jesus visita Pedro

O momento da visitação de Jesus


Lucas 22:31-34
Simão, Simão,ouça! O adversário pediu vocês para si, para peneirá-los como trigo! Mas eu orei por você, Simão, para que sua confiança não falhe. E você, assim que tiver voltado para Deus, arrependido, fortaleça seus irmãos. Simão lhe disse: "Senhor, estou pronto para ir com você para a prisão e para a morte"! Jesus respondeu: "Eu lhe digo, Pedro, o galo não cantará hoje até que você tenha negado que me conhece três vezes".

Que momento precioso Pedro estava vivendo. 

Quem era Pedro? Um pescador, forte, bronco, resolvia tudo no braço. Esta é a fama de Pedro entre os evangélicos. 
Pedro estava com Jesus em momentos magnificos como na transfiguração (Lc 9:28-36), no barco no momento em que Jesus anda pelas água, no qual foi convidado pelo Mesmo para andar sobre as águas e andou (Mt 14:22-33). Ele ainda confessou que Jesus é Cristo, filho de Deus vivo (Mt 16:16). Pedro sabia quem era Jesus....

E Jesus sabia quem era Pedro! Se conheciam! Andavam juntos!

Quando está chegando a hora de Jesus cumprir o seu propósito na Terra, Ele vê que seus discípulos estavam sendo observados pelo inimigo a fim de esmiuçá-los, acabar com seus ministérios, reveja no texto bíblico ..."o adversário pediu vocês para si..." ou seja, todos os discípulos estavam na mira do adversário, o inimigo de Deus, e Jesus, como o Bom Pastor, ora. Ora por quem? Por Pedro...veja novamente o texto bíblico ..."mas eu orei por você, Simão"... Para que? Para que a fé de Pedro não falhasse, para que ele continuasse no caminho.

Jesus viu algo em Pedro que muitos de nós nem sequer tínhamos observado. Pedro tinha uma fragilidade, uma fraqueza emocional que poderia comprometer o seu ministério, entretanto, imediatamente, ele nega, dizendo que morreria por seu Mestre. Ele acreditava nisso! 

Mas Jesus o conhecia, apesar de bronco, fala dura, tinha em seu coração medos guardados. Medos esses que o faria negar seu Mestre, aquele cuja transfiguração assistiu, que o fez andar pelas águas, aquele que confessou pelo espírito ser o filho de Deus. 

Mas Jesus deixou para ele o remédio...o galo! Este seria o sinal que Pedro receberia para "entrar" em contato com seus medos. Quando o galo canta, Pedro é remetido às falas de Jesus e ao mesmo tempo a todo o comportamento que teve até aquele momento. Ali ele é SARADO! Se arrepende, e torna-se um apóstolo muito, muito importante e extremamente reconhecido pela Igreja. Pedro foi tão curado daquela "doença" que foi capaz de visitar Cornélio, embora fosse gentio, após a visão que teve (At 10).


Reflexão:

Temos convicção de Quem é Jesus, do seu poder no Céu, na Terra e debaixo da terra, mas nossos medos fazem com que Ele seja negado em nossos corações, O deixamos de lado, e assim passamos a tomar conta de nossas próprias vidas, desistindo das orações, desistindo de seguir suas ordenanças, desistindo de ouvir Sua voz, pois nossos medos nos fazem nega-lO, impedindo-O de agir em nossas vidas.

Mas um sinal se nos será dado, "o galo cantará" e então seremos visitados no mais profundo dos nossos sentimentos, e lembraremos que Ele é Deus. 

Esse momento é vital para a cura de nossas almas, pois só o fato de sermos visitados, nos dá a oportunidade de rever nossos comportamentos. Imagino Pedro, no momento em que o galo cantou, uma perturbação terrível deve ter vindo à sua mente, talvez uma vontade imensa de negar a própria negação. É assim conosco, quando somos visitados em nossos medos, somos terrivelmente abatidos pelo conhecimento revelado de nossas fraquezas. E muitos de nós fugimos desta revelação para não entrar em contato com nossos próprios sentimento.
Mas meu irmão, APROVEITE esse momento para rever seus sentimentos e conceitos onde estão baseados, pois é nesse momento que Ele está contigo e o ajudará na sua cura.  

Lembre: Pedro foi visitado pelo Altíssimo, Você foi visitado pelo Altíssimo.

Quero acrescentar mais duas observações importantes desta visitação:

1. Pedro, apesar de ter caminhado durante três anos com Jesus ainda não tinha se convertido, como podemos ver no texto biblico ..."E você, assim que tiver voltado para Deus"....

Aquele sinal oferecido à Pedro (o galo) o conduziria à verdadeira conversão, ao fortalecimento da fé, e de fato foi o que aconteceu. Quando Jesus nos visita e fazemos um proveito desta visitação somos profundamente convertidos naquela área de nossa vida.

2. O objetivo era que Pedro, após o arrependimento, e seu retorno para Deus  poderia fortalecer a fé de seus irmãos. Eram em 12 pessoas, todos caminharam com Jesus e passaram bom tempo com Ele, sendo ministrados para pregarem as boas novas, mas ainda precisariam de ajuda, uns dos outros, para uma longa caminhada. E Pedro contribuiria, significativamente com o fortalecimento da fé de seus companheiros. Quando assistimos à um irmão mostrando o Poder de Jesus operando nele, somos fortalecidos na fé e crendo que Jesus faz a obra nos outros e em nós.


Na festa de Pentecostes, após a pregação de Pedro, quase tres mil almas aceitaram Jesus...isso é que é conversão! Como será que sentiram-se seus companheiros? Creio que poderosamente fortalecidos na fé pela obra poderosa que Jesus fez em Pedro...o galo cantou!

Toda Honra e toda Gloria e Todo Louvor ao Digno, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Patricia, a serviço do reino de Jesus








Nenhum comentário:

Postar um comentário